30/06/2007

Blog prenda

Já alguém tinha ouvido falar em "Blog prenda"?
Não!?
Mas ele existe.

27/06/2007

Olhar de um outro ângulo


©IS2007

E se a nossa postura perante a vida estivesse intimamente relacionada com "olhar de um outro ângulo" estar disponível para compreender outros pontos de vista e reflectir sobre o nosso modo de ver? Não teríamos todos algo semelhante a uma atitude de cada vez mais associada às expressões artísticas e que sempre foi vista como "a criança* que existe em nós"?
A propósito de comunicar com emoção (e porque não com amor?) questiono a atitude no olhar humano nem sempre artístico, nem sempre criativo, nem sempre reflexivo...

*criança
s. f.
, ser humano que se começa a criar;

menino ou menina;

ant.
, criação;

cria;
adj. 2 gén., fig., diz-se de pessoa ingénua ou de pouco juízo.

www.priberam.pt

24/06/2007

Amor e comunicação

Em tempos, ficou registado neste blog que publicariamos alguns posts sobre o amor. O Rui Effe originou a discussão deste tema com a publicidade ao "Ciclo de mini-espectáculos para ficar a perceber ainda menos sobre o amor"... o Rui Faria publicou uma imagem que gerou alguma discussão ... a Aurora afirmou convicta que amor é sobretudo "dar", e recordo ter lido um comentário da Isabel sugerindo que talvez o amor pudesse não ser uma questão.

Recordo-me de uma conversa animada entre músicos, que ouvi há muitos anos e que fixei. Um músico colocava a outro esta questão: explique a razão pela qual no México o tema de tantas canções é a falta de água?
O músico Mexicano responde que nos outros países se canta sobretudo o amor, no México a água...cada um canta sobre aquilo de que mais tem falta!

Este post surge porque li em Guardian Unlimited online, a entrevista intitulada He Loves Me Not* da qual transcrevo uma pequena parte: When a boyfriend dumped her by email, French artist Sophie Calle asked 100 women to read it - and became the star of the Venice Biennale.
Picture this. You're one of France's best-known living conceptual artists. You're 51 and visiting Berlin. Your mobile beeps, it's an email from your boyfriend. In a hideously self-absorbed message about human emotion, he dumps you electronically, saying it hurts him more than you. He signs off: "Take care of yourself." You're heartbroken. Then you think of its potential as art.*

O amor inspira à acção ou criação, por falta dele ou satisfação, por comunicar o seu auge ou o seu desaparecimento...



21/06/2007

Comunicação/Emoção

«Communication is the transfer of emotion.
Communication is about getting others to adopt your point of view, to help them understand why you’re excited (or sad, or optimistic or whatever else you are.) ... You can wreck a communication process with lousy logic or unsupported facts, but you can’t complete it without emotion. Logic is not enough.»(lido aqui)

Muito interessante a primeira frase, que me parece abranger qualquer tipo de comunicação. Já na segunda parte, que refere o objectivo da comunicação como sendo o de levar os outros a adoptar o nosso ponto de vista..., já tenho algumas dúvidas. Será assim para uma grande parte dos processos de comunicação, sobretudo para o processo que levou o autor da frase a escrevê-la, a "venda" de uma ideia no meio empresarial por exemplo.

Mas questiono, será esse também o objectivo na arte?
Um artista expõe os seus trabalhos e é através deles que comunica, mas se não está presente sempre que alguém se encontra perante os seus trabalhos, como os convence a adoptar o seu ponto de vista? Será "convencer o espectador" alguma vez o seu objectivo?

Como decorre o mesmo processo em ciência? Se descobertas científicas não são comunicadas, ou deficientemente comunicadas, com emoção a mais ou a menos, que consequências tráz?

Estamos todos a desenvolver dissertações de mestrado ou doutoramento, a comunicação eficaz da ideia e desenvolvimento do trabalho, é para nós um problema que deverá ser bem resolvido.

Como docentes, sabemos muito bem que a comunicação sem emoção não obtém os mesmos resultados.

Como participantes em blogs ...

...


20/06/2007

Agora eu...

Questiono-me que tempos são estes em que chove em Junho e anoitece às 10 da noite...
Amanhece às 6 e continua a chover. Iremos nós resistir a esta confusão da natureza? Sinto-me baralhado e desorientado. Quando posso ir à praia como ia em tempos passados?

Não me digam que é normal secar roupa em quase pleno Verão dentro de casa! Nem me digam que é normal andarem a dizer por ai que este Verão, sim, este Verão, seria um dos mais quentes dos últimos tempos!

Questiono-me nesta confusão... e acabo por adormecer!

15/06/2007

:

o corpo tem os seus limites tal como a ilha, espraia-se só até às suas margens, quando se molha prepara-se para morrer.

:
o que entendem por " margens limites do corpo?"

10/06/2007

Para que serve a arte?

Ouvi à dias o Rui Zink dizer mais ou menos isto: há quem se questione "para que serve a arte?" e há quem responda "arte não serve para nada", mas é claro que arte serve para alguma coisa, "a arte ajuda-nos a viver".

Para que serve a arte?
Para que serve a experiência da arte?

09/06/2007

não será a experiência uma boa pergunta? ou a verdadeira mesmo?
bora dai,
festival iman07,
festival internacional de arte contemporânea. arte experimental.
casa das artes famalicão
inauguração 18 h, há musica e bolos.
tenho lá umas coisinhas.

até 30 junho

07/06/2007

Imaginação Padrão


©IS2007


Inspirada em "The Body of Colors" de Hélio Oiticica, fiz esta imagem; reflectindo sobre
um trabalho que se situa "na fronteira entre arte e terapia", deixo-vos com este excerto acerca de Lygia Clark...
«Como professora na Sorbone propôs exercícios de sensibilização, buscando a expressão gestual de conteúdos reprimidos e a liberação da imaginação criativa. »*

*
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lygia_Clark

04/06/2007

Concurso de ideias

Aqui está um projecto interessante para o qual talvez possamos contribuir com as nossas excelentes ideias!

Enigma I

Mão, Joaõ Pedro Vale.
Porquê esta imagem aqui!?

Uma questão de comunicação

Post de opinião.

Que poderá comunicar a imagem do blog?

Que comunicamos na votação da imagem: qualquer imagem está bem; eu quero que todos participem; farei a vontade e participo; meditar retira o divertido da questão; mas está tudo a rebelar-se; ai que se vão chatear comigo; penso assim e ponto; sugestão com exemplo maluco; gostei, ai que ainda faltam votos; concordância; comunicação clara e concordante com sugestão.

Conclusão da comunicação: comunicar por comentários não é fácil, é divertido e inconclusivo.

Gosto do blog assim, por mim fica como está!

03/06/2007

Imagem em construção

Hoje decorre a tentativa de criação da imagem definitiva deste blog. Uma tentativa criativamente democrática de inclusão de todas as imagens até hoje propostas, com o objectivo de reforçar na própria imagem o espírito colaborativo deste espaço.

As propostas de imagem serão publicadas aqui entre as 17h e 18h deste dia. Todos os colaboradores deverão publicar a(s) sua(s) proposta(s) de imagem. Seguir-se-á a votação da imagem definitiva no espaço dos comentários até às 00:00h de hoje. Bom trabalho criativo!

COLOCAR IMAGENS AQUI.
Basta clicar nas imagens para as ver ampliadas.

imagem 1: imagens originais de Isabel, Faria, Effe, transformadas por Marta (esta imagem precisa de alguns melhoramentos que farei brevemente).

imagem2: imagens originais de Isabel e Faria, transformadas por Marta.


imagem3: Rui Faria

imagem4: original Effe, transformada por Marta