10/07/2007

semana tematica II - arte, ciencia e metafisica

:

deparamos cada vez mais com o cruzamento explícito das artes com outras disciplinas.

aqui e sem novidade falaremos sobre as relações entre a arte , a ciência e se possível da metafísica de uma e outra .

palavras chave: arte , ciência, forma, razão, emoção, metafísica.

sabemos desde sempre que a arte a ciência ocupam campos irredutíveis, sem vinculo algum com um "the end", no entanto, e por assim o ser por alguma forma factual podemos sublinhar. assim, ainda que disciplinas de nomes diferentes e de "esfera" separadas, podemos afirmar que estão em contacto.

recordemos à análise da linha, inserida no programa curricular básico da nossa aprendizagem escolar.
como todos sabemos a "linha" de propriedade geométrica e analítica corresponde à linguagem e a signos matemáticos, assim é um "ser matemático" como refere abel salazar.
contudo, é caracterizada pela sua forma referenciando ainda que implicitamente, as suas relações com a emoção pela sua magnitude em disposição num determinado espaço. é um exemplo básico que elucida deveras a charneira entre arte e ciência, assim com um cubo: podemos sempre questionar que medidas tem o cubo , qual a a sua área etc etc, como podemos sempre perguntar o seu valor psíquico dentro do mundo iconográfico ou mesmo outro.

citando ainda abel salazar, "não existe contradição nenhuma, nem paradoxo nesta relações da arte e ciência; elas são independentes e conexas, porque a independência é lógica e a conexão é psicológica"(145, Que é arte?, campo das letras))

- a linha é geométrica. / percepção científica
- a linha é emotiva. / percepção artística


sabemos com isto que pelo manifesto artístico algumas correntes artísticas, artistas e obras de arte vão recorrendo à ciência para a sua moldagem, criação.

sem mais delongas abriremos agora esta introdução aos pontos de interrogação:
beberá a ciência do mesmo principio?, a ciência recorre à arte de alguma forma ou prisma a fim de dar as algumas das suas respostas? a ciência pode ou/e deve ser emotiva?acarretará consigo carga mística?


:

3 comentários:

Marta Pinto disse...

Marta Menezes é uma artista (portuguesa) que cria com a ajuda da ciência, e cujo trabalho gosto bastante: www.martademenezes.com

O que Marta Menezes tem escrito no seu site é que «We are witnessing the birth of a new form of art: art created in test-tubes, using laboratories as art studios.
My work has been focused on the possibilities that modern biology offers to artists. I have been trying not only to portrait the recent advances of biological sciences, but to incorporate biological material as new art media: DNA, proteins and cells offer an opportunity to explore novel ways of representation and communication. Consequently, although lacking formal scientific training, my recent artistic activity has been conducted in research laboratories.»

Vale apena conhecer o trabalho que esta artista fez, como a criação de padrões em asas de borboletas vivas através da manipulação das suas células, criando padrões nunca antes vistos na natureza. Ou a sua tentativa de fazer um retrato da pessoa, não pela sua aparência, mas pela imagem de como ela é fazendo ressonâncias magnéticas ao seu cérebro.

Um trabalho muito interessante de uma "artista ciêntífica".

Aurora Moreira disse...

É sem dúvida muito interessante o trabalho dela e é um excelente exemplo da relação que a ciência pode ter com a arte.

Aurora Moreira disse...

A ilustração científica parece-me um exemplo muito concreto de como a ciência recorre à arte para cumprir um dos seus principais objectivos, a divulgação científica.