27/04/2007

Pay Attention

Comecei pela manhã a ler alguns blogs, conheci a autora do blog http://cuonline.blog-city.com, a Lynne Wolters, ontém através de um espaço colaborativo online "Art Education 2.0" para professores de arte que integram a tecnologia digital na sua prática lectiva. Não pude deixar de publicar aqui o video, cheio de questões...vem na perfeita sequência das reflexões e questões levantadas pela Isabel e Aurora.
Levantar questões não é tarefa fácil, quem se questiona também se sente impelido a mudar agindo...e as mudanças são...

Fonte do video: http://cuonline.blog-city.com/pay_attention.htm

2 comentários:

Marta Pinto disse...

Tenho uma crítica a fazer a este vídeo! A música. A música deixa-me num estado de expectativa pelo final, quase como se esperasse um desfecho que me ilumine...é complicado resistirmos "racionalmente" a estas coisas tão bem preparadas para nos tocar emocionalmente. Ainda assim, quando escrevi o post tive um "rasgo" de lucidez e na última frase deixei reticências. Sim. Eu ia escrever (embuída na emoção) que as mudanças são difíceis, mas na verdade as mudanças são possíveis e estão a acontecer em todos os minutos do dia. Concordo com as palavras que são apresentadas, também eu penso que é preciso prestar atenção nelas. Mas as mudanças já estão a acontecer, a médio e longo prazo acredito que a tecnologia digital estará perfeitamente integrada nas salas de aula das escolas.

Isabel disse...

É muito interessante o vídeo! A musica é realmente emocionante.. Mas a mensagem também acaba por o ser um pouco. Se pensarmos na rapidez com que as coisas têm evoluido "tecnológicamente" e o que, não há muitos anos, a internet tem vindo a abrir caminhos extraordináriamente fantásticos!
Eu defendo a importância de estarmos presentes, de vivenciarmos as nossas experiências e de contactarmos verdadeiramente com o outro, "olho no olho", acredito na vivência em comunidade e na inter-ajuda, na importancia de estimular sensações e de avivar o corpo, sem o deixar adormecer em favor de uma evolução muito mais fria, superficial, distante, que o ecrã nos pode trazer.
Mas também acredito que a tecnologia digital venha fortalecer o meio educativo, facilitando a troca de informação, abrindo portas, impulsionando um exercício de pensamento flexível, levando mais longe a capacidade humana.
E penso que esta mudança só poderá trazer mais consciencia daquilo que somos, mais vontade de explorarmos as nossas capacidades, de nos maravilharmos e surpreendermos com descobertas e experiências várias.

Desta vez fico a questionar-me baixinho... sobre as milhentas possibilidades e estratégias de mudança apresentadas no vídeo!