14/07/2007

Semana temática II - Ciência e Animação


(2,1, 3) imagens do Museum of Moving Image - Science, Student Films*

Imagens que nos mostram a ligação entre a arte do cinema, a ciência e a educação.
A “Sloan Foundation” oferece prémios a escolas de Arte e Cinema, cujos alunos façam films sobre ciência. Dos Filmes de Animação selecciono como belíssimos exemplos:
1-“Chasing Patterns" de Monika Henning (17 minutos), onde o personagem descobre os padrões existentes na natureza;
2-“Concretede Andy Watts (15 minutos), sobre a relação de uma menina com as plantas numa cidade;
3- “Paprika” de Katalin Nivelt Anguelov (7minutos), sobre o prémio Nobel de 1937Albert Szent-Györgyi pelo seu trabalho no isolamento da vitamina C (para ver os filmes clicar aqui em Student Films).**

Não tenho qualquer questão a colocar com este post ... apenas: quão bela pode ser a comunicação da ciência se a arte se aliar à educação...

*As imagens correspondem aos filmes: Concrete de Andy Watts; Chasing Patterns de Monika Henning; Paprika de Katalin Nivelt Anguelov.

**Este post foi anteriormente publicado por Marta Pinto aqui

(translation) Science and Animation
Images that show us the link between the art of movie making, science and education.
"Sloan Foundation" offers prizes at six leading film schools to students making films about science.
From all the animation films I select three beautiful examples:
1- "Chasing Patterns" of Monika Henning (17 minutes), about where the character discovers the patterns that exist in Nature;
2- Concreteof Andy Watts (15 minutes), about the relation ship between a little girl and plants in a city;
3- Paprika of Katalin Nivelt Anguelov (7 minutes), about the 1937 Nobel Prize Albert Szent-Györgyi, for his work in isolating vitamin C.

By publishing this post I only want to say ... how beautiful communicating science can be if art links to education.

*this post has been previously posted here

Sem comentários: