10/06/2007

Para que serve a arte?

Ouvi à dias o Rui Zink dizer mais ou menos isto: há quem se questione "para que serve a arte?" e há quem responda "arte não serve para nada", mas é claro que arte serve para alguma coisa, "a arte ajuda-nos a viver".

Para que serve a arte?
Para que serve a experiência da arte?

21 comentários:

anarresti disse...

para colocar questões de forma criativa? bem, talvez a arte seja um pouco como os sonhos, que usam, reciclam, reorganizam, baralham, revelam, apontam, turvam, ironizam, re-equacionam, fragmentam, seleccionam elementos da realidade [misturando-os com elementos do subconsciente] e desde o início da humanidade andam os cientistas e os loucos [e nós todos, quando pensamos nisso] aqui a ver para que servem os sonhos.

Marta Pinto disse...

Que bem sabe, ter este comentário aqui. Sim, talvez seja uma questão muito racional "para que serve a arte". Nunca me perguntei "racionalmente" para que servem os sonhos, porque sei que servem para nos ajudar a viver e algumas vezes sobreviver.
Obrigada Nuno, pela poética do comentário...faz-nos falta ter mais poetas por cá. Serás sempre bem vindo.

Isabel disse...

Também me fico pelo lado mais poético da "coisa"...

clica no play disse...

nunca poderemos responder à pergunta para que serve qualquer coisa sem sabermos o qu eela é, assim, como se trata de uma das questões de mais dificil resposta ou daquela à qual a resposta necessita de um curso intensivo em hermeutica para a sua interpretação, aconselho um livrinho pequeno , interessante, escrito por um senhor de seu nome ABEL SALAZAR, respoderá à equestão aqui colocada? nao acredito ! no entanto trilhar caminhos curiosos para mais um ou vários entendimentos sobre o assunto. possivel será a resposta tornar-se mais complexa. a ver vamos.
"que é a arte?" de abel salazar, campo das letras edições S.A novembro de 2003

clica no play disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
clica no play disse...

no entanto nao pude de deixar de fazer aquela pesquisa básica que fazemos com recorrencia num motor de busca internauta,"o que é a arte , para saber para o que ela nos serve", entao entre muita tralha encontra-se muitas mais tralha como seguinte:

Para que serve a arte?
"Claro que a resposta é muito pessoal. Mas intimamente, acredito que a arte é um dos poucos elementos em nossas vidas que serve para mostrar que não somos os imbecis que aparentamos ser no dia à dia. ...Por isso fazemos arte. Para soltar este grito, para provar que não nascemos apenas por nascer, vivemos apenas por viver."
etc etc

o que nos respondeu isto? tudo e nada? ou "nem tou prai e vou dizer umas coisas bonitas? ja que se fala de algo que nunca se deu resposta daquelas tipo: parágrafo."
_____
perguntem a voces mesmos "quem sou eu e para que é que eu sirvo". se souberem responder terão as coordenadas mais aproximadas, dentro da vossa realidade, _para que vos servirá a arte-.
...
questoes sobre questoes sem nunca haver tentativa em obtenção de resposta será o objectivo fundamental a um melhor entendimento para que é que ela nos servirá. digo eu.

clica no play disse...

2ª questão.
_________

a experiencia de qualquer coisa , serve sem duvida para a melhorar, nao é verdade|? e o processo de melhoramento de qualquer coisa passa sempre pela experimentação. assim o processo de e da experiencia é de um poder poderoso, que leva os curiosos a nunca estarem satisfeitos...

clica no play disse...

*errata.
4º post
/hermeneutica

Marta Pinto disse...

Ó Rui isto é que foi comentar!
Eu nem discuto contigo, és artista e eu não sou...pelo manos artista plástica, talvez artista da pedagogia(se existir)...
Posso ler o Abel Salazar mais tarde? ;)
Quanto à Net, realmente aparece muita "tralha" por lá!
Mas concordo plenamente com a 2ªquestão sobre a experiência ligada á curiosidade e à satisfação.
:)

Aurora Moreira disse...

concordo quando se diz que para nos questionarmos sobre algo temos de conhecer esse "algo", e melhores serão as questões, quanto mais e melhor o conhecermos. No meu caso conheço muito pouco sobre arte, sobre criação artística, não sou artista, e esse desconhecimento (ou ignorância) não me permite formular grandes questões e muito menos respondê-las (talvez me fizesse bem ler o livro que sugeres, Rui). No entanto, consigo encontrar alguma relação entre a arte e os sonhos (inspirada no primeiro post)... ambos me parecem ser uma forma de libertação do corpo e da mente, de expressão de sentimentos, emoções, vivências, de uma forma mais ou menos intencional, mais ou menos consciente... acho que pode ser uma forma de dar continuidade ao nosso "eu", uma forma de afirmação da nossa pessoalidade que muitas vezes recalcamos...

Aurora Moreira disse...

surgiu-me uma questão, na sequência destes pensamentos...

Onde está ou como se define o limite entre o que é e o que não é arte?
É muito pouco claro para mim... (creio que a Marta já tinha levantado algumas questões relacionadas com isto, se não estou em erro...)

Arte é sempre sinónimo de processo criativo/criação? E o inverso verifica-se?

Na definição de arte encontramos a palavra estética... ainda fico mais confusa... A que normas de estética deve obedecer uma criação para ser considerada arte?

Será que se conseguirmos definir o que é arte conseguimos também responder a estas questões?

Marta Pinto disse...

Aurora, belíssima a relação que fizeste entre arte e sonhos...perfeitamente possível e plausível.

Aurora Moreira disse...

É interessante verificar como o questionamento se processa... como uma única questão (embora de grande complexidade e qualidade) consegue despoletar tantas outras e tantos pensamentos...
Inicialmente achei-me incapaz de questionar sobre arte, devido ao desconhecimento... mas a base aqui apresentada (os vários comentários) despoletou uma série de pensamentos, novas perguntas... e possíveis, mas remotas, respostas...

quando tiver mais tempo vou querer certamente ler o livro sugerido pelo Rui, e pesquisar mais sobre estes assuntos...

Será alguma vez possível obter resposta às questões aqui colocadas??

Isabel disse...

Esta manhã, ao ler no «Culture Vulture Blog» do «Guardian Unlimited», os comentários ao post sobre a peça «Test Site» os leitores questionavam o facto dela ser ou não "arte" e o seu autor "artista".
Não é que tenham chegado a qualquer conclusão mas fica aqui a última frase:
«Art is only ever about swings.»

miguel soares disse...

A arte serve para darmos emoção à nossa vida. E, sim, se há pessoas que vibram ao ouvir Tony Carreira, então Tony Carreira deve ser arte; se essas pessoas não vibram a ouvir Mozart, então, para essas pessoas, Mozart não é arte...
Espero ter dado algumas pistas para o que serve a arte...
ps. ainda não tive oportunidade de avivar o meu blog!

Rui Faria disse...

arte é uma palavra com 4 letras. o A, o R, o T e o E nisto toda a gente deve concordar. Acho que encontrei o ponto onde toda a gente concorda sobre o que é a ARTE :)

Rui Faria disse...

fora de brincadeiras, penso que Arte será a capacidade que o ser humano tem em se expressar sem palavras, sem sons ou sem língua ou com todas estas expressões ao mesmo tempo. A própria pergunta "o que é a Arte?" daria para escrever uma tese de doutoramento. Mas a arte não é científica, não é exacta, é apenas um estado de criação! Já estou a delirar... Este Porta da Ravessa já me fez mal, não devia ter abusado tanto na garrafa. Até amanhã ;)

Anónimo disse...

ó rui, eu tou a comer uma Maria Gomes :) boa pinga madura eheheh deve ter envelhecido em casco de carvalhoooooooo rugoso como tudo

Mónica disse...

mais perguntas dificeis?? a arte serve para preencher aquele espaço do cerebro que carece do belo, pq a arte faz as pessoas felizes

Anónimo disse...

A arte serve pra que a realidade não nos esmague..... eu acho...

Anónimo disse...

serve para as pessoas expressar seus sentimentos