18/04/2007

Do schools today kill creativity?

(Ken Robinson, TEDTalks)
É um excelente video que questiona o poder das ideias, o poder da escola/educação sobre a capacidade criativa, sobre a capacidade de inovação das crianças. Com humor e emoção Ken Robinson questiona a transformação do sistema de ensino num sistema que valorize e estimule a criatividade, que dê espaço para o erro que prepare para um futuro que a escola não sabe como será.
Fonte: ArtEd20

1 comentário:

Marta Pinto disse...

Ken Robinson, na parte inicial da sua apresentação diz uma coisa sobre a qual não tinha ainda pensado organizadamente. "As pessoas têm um interesse sobre a Educação, é um tema que mexe com as pessoas assim como a Religião, o Dinheiro, entre outras coisas."

Sendo a escola de frequência obrigatória, todos (quase todos) passarão pelo mesnos entre 9 e 12 anos dentro do sistema escolar. Pensem bem, um Presidente da República não pode permanecer mais do que dois mandatos seguidos no exercício desse poder, igual regra se aplica ao cargo de Primeiro Ministro de um País...os Professores fazem carreira de mais de 30 anos, os Conselhos Executivos das escolas não têm limite de mandatos (penso eu). Contudo os professores estarão talvez entre os mais significativos cargos de poder. O poder do conhecimento, partilha transmissão do conhecimento, orientação, preparação para saber utilizar o conhecimento.
Todos tivemos alguns professores que nos marcaram positivamente, ou até influenciaram/libertaram do medo, e seguirmos o nosso sonho. Há efectivamente esse poder. Felizmente os alunos são cada vez mais capazes de questionar e confrontar o professor quando este desvaloriza as capacidades ou sonhos.

Durante uma aula, pedi para ver os desenhos de algumas alunas minhas, mas não os tinham! Porquê? "Deitamos fora porque disseram que estava mal, não era assim que queriam!"
Em silêncio pensei: mas onde está o processo de construção da aprendizagem juntamente com os alunos, a valorização do seu trabalho, a orientação para a melhor solução!? (os desenhos eram resultado de um mês de trabalho).

O professor tem efectivamente poder sobre...e precisa de se questionar permanentemente sobre a forma de o exercer. E Assumir uma postura de exercício do poder que tem para ajudar a desenvolver a capacidade cognitiva e crítica, a autonomia e desenvolvimento da identidade de cada aluno respeitando a sua personalidade.