26/05/2007

Auto censura

Dou por mim a auto censurar alguns conteúdos que gostaria de publicar no meu blog, alguns links para trabalhos de artistas como por exemplo este, este ou este. É que agora sei que os meus alunos lêem o blog (idades entre os 10 e 12 anos) e podem não compreender bem a razão pela qual coloco lá os links - admiração ou surpresa sobre o trabalho artístico - não querendo significar que ache muito bem que qualquer pessoa os imite fora de um contexto específico de criação artística. Alguns alunos em diferentes escolas já me confessaram pintar graffitis ilegalmente, ou melhor, desenhando suas Tags em espaços não autorizados à noite com grupos de amigos. Alerto sempre para a ilegalidade dessa acção, explicando que se podem juntar para propôr por exemplo na escola o desenvolvimento de um projecto que envolva a pintura das suas Tags legalmente ajudando assim a embelezar o espaço escolar. E agora surpreendo-me a auto-censurar a publicação de alguns links!
É um facto que temos influência sobre os alunos, daí termos que ter um redobrado cuidado com a informação a que os expômos e tornamos pública.
Uma questão muito actual, o acto público do professor mesmo fora da sala de aula, e sua consequente responsabilidade. Um bom exemplo de um blog de uma professora para seus alunos é sem dúvida este.

Contestem este post por favor, gostava tanto que o contestassem!
Uma questão à qual voltarei.

7 comentários:

Aurora Moreira disse...

Oh Martinha... acho que não sou capaz de contestar o teu post :(

os teus alunos ainda são muito novos, e realmente tens razão quando dizes que podem não compreender bem os objectivos de determinados trabalhos que tanto gostarias de divulgar!

Mas acho que tens uma alternativa, por que não explorar esses trabalhos (blogs) na sala de aula e provocares uma discussão sobre o seu conteúdo? Pode ser uma boa forma de colocares os teus alunos a questionarem-se sobre isso? E principalmente serve como sensibilização para a importância de se questionarem sobre o conteúdo de outros sites impróprios para consumo, principalmente para as idades deles!!

E depois de uma abordagem destas na sala de aula já te sentirias mais à vontade para divulgares alguns trabalhos no teu blog :)

Marta Pinto disse...

não consigo encontrar o espaço para o fazer...

Isabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel disse...

Acredito que, quando abraçamos um trabalho com decisão, dedicação, e paixão, fazemo-lo a tempo inteiro. Daí eu penso que, por exemplo, um "bom professor" será, antes de mais, uma forma de ser e estar na vida. Penso que tudo está inter-ligado nas nossas vidas.
Contudo, acho que cada contexto merece um papel diferente da nossa parte... O que quero dizer com isto é que, me parece normal questionares-te sobre o teu papel no blog - que os teus alunos visitam - e o teu papel na sala de aula, onde estás fisicamente com eles, a desenvolver projectos.
É pena não encontrares esse "tal espaço necessário" para partilhar esses conteúdos (e formas - de apresentação e de vida) com os teus alunos.
Mas, pelo que sigo do teu percurso como professora de EVT, vejo essa "auto censura" mais como uma evolução... Na verdade, acho que com o que tens feito, acabas por ir questionando, pouco a pouco, os teus "miúdos", e com certeza eles não se esquecem do que aprendem. Parece-me que, quando eles vão visitar o teu blog, eles já devem saber que estão a entrar num outro contexto, que não é o das aulas... E sabem que aí podem encontrar outro tipo de questões. Talvez até, alguns deles se sintam entusiasmados a abordar outras questões nesse espaço/blog, assim como tu, talvez aches importante fazer uma selecção maior do que lá "expões".
O blog da EB1 Raul Lino, é de facto impressionante, mas é diferente do teu... Parece que saiu de "dentro" da escola... E o teu, Marta, se bem me lembro, é um projecto que começou por abranger um público mais crescido... ou não? E para "abrir" as possibilidades desse mesmo público explorar determinadas questões, como muitas vezes nos defrontamos no mundo das expressões artísticas, e que são mais delicadas ou difíceis de abordar, até por nós.

Não sei se estou a abordar bem a tua questão...?
Os conteúdos do "linkArte" devem ser questionados?
Ou seja, os conteúdos da arte devem ser questionados?
E os da vida?

Marta Pinto disse...

Talvez o que me tenha "perturbado" mais tenha sido precisamente a acção de auto-censura, senti-me mal e isso mexeu com as questões mais sensíveis. Ser censurado é assustador, tenho que reequilibrar as minhas iniciais motivações para criação do LinkArte, respirar fundo e continuar ...

Aurora Moreira disse...

Acho que deves encarar essa atitude mais como uma reflexão do que com "auto-censura". Não estás a exercer uma censura sobre ti mesma, mas uma reflexão e ponderação sobre a forma como crias o linkarte... estás consciente das suas limitações, reconheces que há determinados conteúdos que não deverás colocar atendendo ao público a quem se destina. Compreendo o que sentes, mas concordo com a Isabel quando diz que revela alguma evolução, estás a adaptar-te a uma nova realidade, ao facto de os teus alunos fazerem parte dos destinatários das mensagens que queres transmitir... e se isso traz alguns aspectos menos positivos concerteza trará muitos outros positivos. Eu acho que é muito importante que sejas reflexiva a esse nível e que tenhas essa consciência... revela uma processo de construção e muita maturidade :)
Concordo plenamente quando dizes "tenho de reequilibrar as minhas iniciais motivações para a criação do linkarte", e porque não recriar as tuas inicias motivação? e CONTINUAR!!

Marta Pinto disse...

Ainda bem que publiquei este post, cresci em reflexão com as vossas reflexões sobre esta questão. :)
Vou com certeza continuar com o LinkArte, repensando-o.