19/05/2008

Experiência e Música

Porque me esqueço de ouvir aquelas músicas dos intérpretes que já sei me vão fazer sonhar? Em dias tão cheios de realidade real ou inventada, a surpresa de encontrar essa música, com os olhos fechados, faz-me sentir uma bailarina no som, no poema, na voz.

A experiência vive-se quando tudo o resto que nos rodeia o corpo e a mente se torna invisível ou translúcido...

18/05/2008


bahok, Images © Hugo Glendinning

“For nomads, home is not an address, home is what they carry with them.”
(John Berger, Hold everything dear. p. 129)

Fonte: Akram Khan Company
A arte salva?

Experiência

"David Lynch on iPhone"

... e mantêm-se as questões em torno da experiência em arte ...

Surge agora a "netart" feita para ser vista por este meio específico que é a Internet e um ecrã de computador. Quando irá a "netart" passar para os museus, e fazer o percurso inverso das obras de arte feitas para serem vistas corpo-a-acorpo e que já passaram para a net?

É certo que "ter conhecimento de ...", ou "ter visto...", diferencia-se claramente de "ter vivido a experiência de...". Será tão certo assim? São tão diversificadas as possibilidades de experiência que penso tornar-se esta questão numa discussão sem fim...

fonte: e-artcasting

15/05/2008

Faz sete anos que um aluno do 1ºCiclo me perguntou, sobre os seus amigos imaginários: "Professora, mas eu posso mesmo imaginar?"
Respondi: "Claro que sim. Mas há momentos que precisas de dizer aos amigos imaginários para esperarem à porta do lado de fora da sala. E imaginas novamente no intervalo ou quando estiveres a fazer um desenho ou a escrever uma estória"
Foi inesquecível o brilho de espanto nos olhos deste miudo. Espero que continue a imaginar "sem limites"... e se fosse meu aluno hoje, leváva-o a navegar por aqui.

05/05/2008

©Polly Apfelbaum: Stolen Kisses (2002)

Conhecem a artista Polly Apfelbaum? Conhecem o seu trabalho "Stolen Kisses"?

É maravilhoso chegar a casa depois de um dia de Sol, abrir o email e ler na newsletter de Serralves que este trabalho está em exposição. Alegria, beijos roubados, cor, círculos ... que melhor pretexto se pode ter para visitar um museu!?